sexta-feira, 31 de outubro de 2008

PET SOCIETY EXCELENCIA EM COSMETICOS PARA ANIMAIS

O mercado de produtos estéticos para animais de estimação se assemelha cada dia mais ao voltado para humanos. Cachorros e gatos já podem ter acesso a tratamentos como chapinha e cauterização, além de produtos como corretivo para a região dos olhos, mousse e protetor solar, muito comuns nas nécessaires dos donos. “A idéia é dar conforto aos animais e fazer com que o convívio com o ser humano seja o mais fácil possível”, diz a veterinária Ivana Carvalho, responsável técnica da linha Pet Society, com produtos voltados aos animais de estimação. “Aquela história de que os animais não precisam de um produto especial é antiga”, completa. Os especialistas do setor dizem que a mudança de comportamento dos homens em relação a seus bichos justifica o que pode parecer excesso. Os animais deixaram os quintais para ocupar um lugar de destaque dentro de casa, muito mais próximos dos donos. “Hoje, para que as pessoas consigam conviver com o animal, ele toma banho uma vez por semana”, diz Ivana, acrescentando que essa demanda justificou a criação de linhas cosméticas específicas para os bichos de estimação. Por causa da grande procura nos pet shops, o empresário Ênio Rodrigues decidiu lançar a UniPet, “universidade” que forma tosadores e profissionais de estética animal. “O mercado está crescendo muito e não havia estrutura para formar tosadores, por isso criamos a UniPet”, conta. Rodrigues não tem animal de estimação e também julga exagerada a procura desses tratamentos. “Mas é uma demanda do mercado”, diz. O curso ensina o profissional a lavar, secar, escovar, tosar, fazer tinturas em animais, cauterização, relaxamento de pêlos, chapinha e penteados. Desde a fundação, há dois anos, a “universidade” forma 20 tosadores por mês. Abaixo, seguem alguns produtos e serviços disponíveis para os bichos de estimação. E não estranhe se, em alguns momentos, achar que você também já fez esses tratamentos: Xampus Para o banho, os animais já contam com xampus para pêlos secos, oleosos, escuros, claros, dourados e o feito para os cães e gatos com pele sensível. A formulação do último é semelhante ao xampu criado para filhotes, que não tem perfume e conta com substância para secagem rápida. Depois da lavagem, também existe o condicionador, que hidrata e amacia o pêlo dos bichos. Máscaras para pelagem Os proprietários também podem fazer o controle de volume da pelagem. Se quiser que o gato – um persa, por exemplo - fique com o pêlo mais cheio, existe a máscara de volume DA PET SOCIETY.

Em casos de cães de pelagem lisa, como das raças lhasa apso, yorkshire, maltês e shih tzu, existe a máscara para alisar DA PET SOCIETY. Desembaraçadores A linha também tem produtos para a manutenção do pêlo no período entre os banhos: o mousse e o fluído desembaraçador. “Eles fazem uma ação de remover a eletricidade estática e abrir os nós, o que facilita a escovação”, explica a veterinária. O mousse é indicado para os gatos, já que o barulho do spray do fluído assusta os felinos. A indicação é colocar o produto na mão, espalhar na pelagem e depois pentear com uma escova adequada. Corretivo para olhos As lágrimas causam manchas nas regiões dos olhos dos cães. Por causa disso, foi criado um corretivo para essa área, disponível nas cores marrom, bege, branco e preto. Como os corretivos humanos, a idéia é pintar a região próxima aos olhos para disfarçar a imperfeição. Clareamento Alguns pet shops oferecem clareamento na região dos olhos, manchada pelas lágrimas. É usado um produto químico para descolorir o pêlo, aplicado dentro de uma espécie de copo que evita o contato com os olhos. Tonalizante Os esteticistas de animais também corrigem imperfeições na pelagem, como manchas amareladas nos poodles brancos. Para isso, é usado um tonalizante, disponível em quatro cores. “O produto realça a cor natural do pêlo, pois deposita pigmentos”, explica William Galhardi, esteticista do Pet Center Marginal, na Zona Norte de São Paulo. Cauterização/chapinha A cauterização usa a chapinha para alisar o pêlo. O centro de estética do Pet Center Marginal faz, em média, dez cauterizações por semana. O esteticista explica que a idéia é reconstruir o pêlo do animal com queratina, garantindo brilho. “O efeito de maciez equivale a seis hidratações”, diz. A aplicação começa com um xampu anti-resíduos, sucedido de uma máscara hidratante à base de queratina.

Depois disso, o pêlo é enxaguado, seco e recebe um fluído bifásico. Por último, é aplicada a chapinha em toda a pelagem. “A chapa é de cerâmica, parecida com a usada por humanos. O que é diferente é que a de animais tem controle de temperatura”, diz Galhardi. A veterinária Ivana não recomenda a aplicação de chapinha nos animais. “A chapinha pode danificar o pêlo”, afirma. Caso o proprietário faça questão de usar o recurso, ela recomenda o uso do condicionador para evitar que a pelagem fique quebrada.
Evite arranhões em seu filho e móveis com Soft Claws:São cápsulas anatômicas aplicadas nas unhas dos animais para evitar que eles arranhem os móveis e os donos. “Ela é indicada para casas com crianças pequenas, idosos e pessoas com diabetes, que não podem se ferir. Além disso, evita que os felinos deteriorem o ambiente, como sofás e cortinas”, diz Ivana. A soft claws parece uma unha postiça. A veterinária diz que ela não impede o movimento da unha dos gatos. Depois de 60 dias, entretanto, é necessário retirar a cápsula, cortar as unhas do bicho e reaplicar. “Depois de um determinado tempo, ela pode atrapalhar a pisada, por isso é importante que o dono volte para retirar”, explica. Protetor solar Cães e gatos já podem passar protetor solar fator 30 antes de ir à praia. “O sol bate na areia e faz uma ação reflexa que queima o animal por baixo”, conta a veterinária. De acordo com ela, a indicação é para animais de pelagem clara e locais de baixa pigmentação, principalmente focinho e barriga. O produto tem um sabor amargo, evitando que os animais lambam o protetor. De acordo com Ivana, os animais também podem ter câncer de pele, por isso, é importante a prevenção. Mechas coloridas e esmaltes Os dois produtos estão disponíveis no mercado há alguns anos. No caso das mechas, elas saem na primeira lavagem. A tintura para as mechas é muito procurada em épocas festivas como Copa do Mundo e carnaval. Os esmaltes podem ser encontrados em pelo menos oito cores.

Toda a linha Pet Society está disponível na loja virtual Planeta Megamix

By Planeta Megamix Pet Shop Virtual & pet Boutique
www.planetamegamix.com.br
13 3321-8773

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

digg